Leguminosas | Soja Perene

Soja Perene

Descrição:

A Soja Perene é uma leguminosa de origem Africana, bastante utilizada em pastagens consorciadas. Foi introduzida no Brasil na década de 50. Apresenta alto valor forrageiro em pastagens. A Soja Perene é uma planta trepadora, que se desenvolve bem em regiões de altitudes elevadas; não tolera solos com drenagem deficiente, e alta concentração de alumínio. Exigente quanto à fertilidade, a Soja Perene apresenta crescimento inicial lento, e rápido, após estabelecimento. Sua produção de massa verde é excelente, com boa palatabilidade e digestibilidade. Seu feno é de boa qualidade, sendo bastante utilizado na alimentação animal. Nos climas quentes, produz sementes que germinam facilmente, mas a planta pode também propagar-se a partir de estacas e de raízes.
A Soja Perene tem propagação mais fácil, apetecível e capaz de rebrotar durante a seca sendo muito importante sua resistência à seca com bom rendimento de forragem e boa capacidade para mesclar-se com gramíneas.

Os principais atributos da Soja Perene são: persistência, palatabilidade e boa convivência com gramíneas.
Exigente em fertilidade de solo apresenta crescimento inicial lento e, por isso requer cuidados no controle de ervas não desejáveis.
A Soja Perene é utilizada como adubação verde, principalmente como cobertura permanente consorciada com fruteiras, permitindo também servir como forragem para alimentação animal.
Deve-se fazer a escarificação das sementes de Soja Perene através de método simples com a imersão, por 30 minutos, em água aquecida a 90ºC ou em água a temperatura ambiente por 24 horas, quebrando a dormência e facilitando a germinação.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo:Perene ;
Forma de crescimento:Trepadora ;
Nivel de fertilidade do solo:Alto, Bem Drenado ;
Utilização:Pastejo, Fenação, Banco de Proteínas, Adubação Verde e Consorciação ;
Indicação:Bovinos, Equinos, Muares, Ovinos e Caprinos ;
Resistência a seca:Média ;
Resistência a frio:Alta ;
Resistência a umidade:Baixa ;
Resistência a cigarrinha:Alta ;
Resistência a sombreamento:Média ;
Acidez de solos:Tolerância Baixa ;
Producão de massa verde:20 a 30 ton/ha/ano ;
Produção de matéria seca:4 a 5 ton/ha/ano ;
Proteina bruta na matéria seca:20 a 22% ;
Fixação de nitrogênio:60 a 80 kg/ha/ano ;
Palatabilidade:Média ;
Digestibilidade:Média ;
Exigência de manejo:Alta ;
Volume de chuvas/ano:Acima de 700mm ;
Profundidade de Plantio:1,0 a 2,0 cm ;
Taxa de Semeadura:5 a 6 kg/ha ;