Gramíneas | Brizantha

Brizantha

Descrição:

A Brachiaria brizantha (Braquiarão) se desenvolve bem em condições tropicais desde o nível do mar até 3.000 metros de altitude com precipitação pluviométrica anual superior a 600 mm e cerca de cinco meses de seca. Adapta-se bem a solos de média e boa fertilidade, tolerando altas saturações de alumínio, inclusive os ácidos, não tolera fogo, resistente a formigas cortadeiras. Texturas de solo médias ou arenosas são as mais adequadas. Pode ser indicada para áreas de relevo plano a ondulado, adaptando-se a regiões mais ou menos úmidas.
A Brachiaria brizantha (Braquiarão) apresenta porte quase ereto, enraíza pouco nos nós e não perfilha intensamente, tolerante ao frio e moderadamente resistente à seca.
Cresce com relativa rapidez, proporcionando forragem de boa qualidade e bom valor nutritivo com alta produção de massa verde. 
O manejo da pastagem deve visar a uma boa produção de forragem tanto em quantidade como em qualidade. Com práticas de manejo adequadas é possível melhorar a qualidade da forragem oferecida aos animais. Para que isto seja possível, o manejo deve objetivar uma boa porcentagem de folhas e permitir um bom rebrote e, em certas condições, garantir uma associação com leguminosas visando melhorar a dieta oferecida pela pastagem.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo: Perene ;
Forma de crescimento: Touceira ;
Nivel de fertilidade do solo: Médio ;
Utilização: Pastejo Direto e Fenação ;
Indicação: Bovinos Leite/Corte, Ovinos, Caprinos;
Resistência a seca:Média ;
Resistência a frio: Média ;
Resistência a umidade: Baixa ;
Resistência a cigarrinha: Média ;
Resistência a sombreamento: Média ;
Acidez de solos: Tolerância Média ;
Producão de massa verde: 50 Ton/ha/Ano;
Producão de matéria seca:15 a 20 Ton/ha/Ano;
Proteina bruta na matéria seca:9 a 11% na Matéria Seca;
Palatabilidade:Média ;
Digestibilidade:Média ;
Exigência de manejo: Média ;
Volume de chuvas/ano: Acima de 800mm ;
Profundidade de plantio: 2,0 cm ;
Taxa de Semeadura: de 10 a 15 kg/ha ;