Leguminosas | Calopogônio

Calopogônio

Descrição:

O Calopogônio é pouco exigente em fertilidade do solo, solo ácido. Sua adaptação é melhor em regiões tropicais com umidades e temperaturas elevadas, ou seja, regiões com precipitações de 1.200 mm/ano.

O Calopogônio é uma leguminosa perene, que possui hábito de crescimento indeterminado, com caules rasteiros e longos. Seu crescimento inicial é lento e exige cuidados no controle de ervas espontâneas, mas,após 4 meses da emergência, formará uma densa camada vegetal, de 30 a 50 cm de altura,controlando as ervas. É resistente à seca e suporta locais encharcados, mas não tolera sombreamentos nem geadas.

O Calopogônio apresenta boa capacidade de fixação de Nitrogênio e ressemeadura natural, podendo ser usado como forrageira para os animais.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo:Perene ; Forma de crescimento:Trepadora ; Nivel de fertilidade do solo:Baixo/Médio/Alto ; Utilização:Pastejo, Fenação, Banco de Proteina, Adubação Verde, Cobertura de Solo ; Indicação:Bovinos e Caprinos ; Resistência a seca:Alta ; Resistência a frio:Baixa ; Resistência a umidade:Alta ; Resistência a cigarrinha:Alta ; Resistência a sombreamento:Alta ; Acidez de solos:Tolerância Média/Alta ; Producão de massa verde:20 a 30 ton/ha/ano ; Produção de matéria seca:4 a 5 ton/ha/ano ; Proteina bruta na matéria seca:16 a 18% ; Fixação de nitrogênio:370 a 450 kg/ha/ano ; Palatabilidade:Média ; Digestibilidade:Alta ; Exigência de manejo:Média ; Volume de chuvas/ano:Acima de 1000mm ; Profundidade de Plantio:1,0 a 2,0 cm ; Taxa de Semeadura:5 a 8  kg/ha ;