Detalhes: Grupo->Leguminosas | Produto ->Alfafa

A Alfafa é uma leguminosa perene, originária da Ásia Menor e do Sul do Cáucaso, que apresenta grande variedade de eco tipos. Foi à primeira espécie forrageira a ser domesticada. Sua característica de adaptação a diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regiões agrícolas do mundo. É considerada a "rainha das forrageiras" pelos norte-americanos, por seu elevado valor nutritivo, bem como por produzir forragem tenra e de boa palatabilidade aos animais.
A alfafa é muito nutritiva, apresentando importantes qualidades como forrageira e níveis nutricionais muito superiores aos de outras fontes de alimentos habitualmente utilizados em nossa pecuária.
A Alfafa é uma planta de origem temperada, porém apresenta uma enorme gama de variações genéticas com variedades de cultivares adaptadas aos climas temperado, subtropical e tropical. É extremamente exigente em fertilidade do solo, sendo a leguminosa mais adaptada a solos neutros ou alcalinos (ph 6,5 a 7,5); entretanto ela pode crescer em solos moderadamente ácidos. Requer solos férteis, textura média, bem estruturada, profundos e permeáveis, com boa porcentagem de matéria orgânica. Cultivada desde 200 a 3.000 m acima do nível do mar; porém sua melhor adaptação fica entre 700 a 2.800 m de altitude.  A Alfafa tem alta exigência por Fósforo, Potássio, Enxofre, Molibdênio, Boro e Zinco quando cortada freqüentemente para produção de feno.
A Alfafa pode ser utilizada como forragem verde e conservada (feno e silagem), pastejo direto, concentrado, alimento humano e adubo verde.
A Alfafa apesar de ser uma das forrageiras mais difundidas em países de clima temperado, recentemente a alfafa tem sido cultivada com sucesso em ambientes tropicais. No Brasil, até 1968, o Estado do Rio Grande do Sul respondia por mais de 70% da área cultivada com alfafa, pelo fato de as condições climáticas serem mais favoráveis às cultivares da época. Porém, atualmente, verifica-se aumento da área plantada com Alfafa nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em função da crescente implantação de sistemas intensivos de produção com bovinos de leite, o que, conseqüentemente, tem aumentado a demanda por alimentos de alto valor nutritivo.

Ciclo vegetativo   Perene  
Forma de crescimento   Herbácio  
Nivel de fertilidade do solo   Alto  
Utilização   Pastejo Fenação e Silagem   
Indicação   Bovinos, Equinos, Muares, Ovinos e Caprinos   
Resistência a seca   Baixa  
Resistência a frio   Alta  
Resistência a umidade   Baixa  
Resistência a cigarrinha   Alta  
Resistência a sombreamento   Baixa   
Acidez de solos   Tolerancia Baixa  
Producão de massa verde   100 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   14 a 24 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   15 a 20%  
Fixação de nitrogênio   120 a 330  kg/ha/ano    
Palatabilidade   Alta  
Digestibilidade   Alta  
Exigência de manejo   Alta  
Volume de chuvas/ano   Acima de 800mm   
Profundidade de Plantio   1,0 a 2,0 cm   
Taxa de Semeadura   20 a 25 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Alfafa
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
Milheto, Mucuna Preta, Grama Pensacola, Dictyoneura (Llanero), Crotalária Juncea, Grama Batatais, Alfafa, Crotalária Spectabilis, Azevém, Feijão Guandu Anão, MG-4, Mamona, Girassol, Sorgo, Ervilhaca, Ruziziensis, Soja Perene, Mombaça, Piatã, Nabo Forrageiro, Mucuna Anã, Milho Verde, Estilosantes, Andropogon, Capim Gordura, Feijão de Porco, Massai, Tremoço Branco, Puerária, Decumbens, Leucena, Lab-Lab, Aveia Preta, Humidícola, Brizantha, Calopogônio, Milho AL 34, Feijão Guandu, Mucuna Cinza, Tanzânia, MG-5, Milho AL Bandeirante, Aruana, Milho AL 25,

Araçatuba - São Paulo - Brasil
(18) 98142-9000 (WhatsApp)
©2018 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos