Detalhes: Grupo->Leguminosas | Produto ->Alfafa

A Alfafa é uma leguminosa perene, originária da Ásia Menor e do Sul do Cáucaso, que apresenta grande variedade de eco tipos. Foi à primeira espécie forrageira a ser domesticada. Sua característica de adaptação a diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regiões agrícolas do mundo. É considerada a "rainha das forrageiras" pelos norte-americanos, por seu elevado valor nutritivo, bem como por produzir forragem tenra e de boa palatabilidade aos animais.
A alfafa é muito nutritiva, apresentando importantes qualidades como forrageira e níveis nutricionais muito superiores aos de outras fontes de alimentos habitualmente utilizados em nossa pecuária.
A Alfafa é uma planta de origem temperada, porém apresenta uma enorme gama de variações genéticas com variedades de cultivares adaptadas aos climas temperado, subtropical e tropical. É extremamente exigente em fertilidade do solo, sendo a leguminosa mais adaptada a solos neutros ou alcalinos (ph 6,5 a 7,5); entretanto ela pode crescer em solos moderadamente ácidos. Requer solos férteis, textura média, bem estruturada, profundos e permeáveis, com boa porcentagem de matéria orgânica. Cultivada desde 200 a 3.000 m acima do nível do mar; porém sua melhor adaptação fica entre 700 a 2.800 m de altitude.  A Alfafa tem alta exigência por Fósforo, Potássio, Enxofre, Molibdênio, Boro e Zinco quando cortada freqüentemente para produção de feno.
A Alfafa pode ser utilizada como forragem verde e conservada (feno e silagem), pastejo direto, concentrado, alimento humano e adubo verde.
A Alfafa apesar de ser uma das forrageiras mais difundidas em países de clima temperado, recentemente a alfafa tem sido cultivada com sucesso em ambientes tropicais. No Brasil, até 1968, o Estado do Rio Grande do Sul respondia por mais de 70% da área cultivada com alfafa, pelo fato de as condições climáticas serem mais favoráveis às cultivares da época. Porém, atualmente, verifica-se aumento da área plantada com Alfafa nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em função da crescente implantação de sistemas intensivos de produção com bovinos de leite, o que, conseqüentemente, tem aumentado a demanda por alimentos de alto valor nutritivo.

Ciclo vegetativo   Perene  
Forma de crescimento   Herbácio  
Nivel de fertilidade do solo   Alto  
Utilização   Pastejo Fenação e Silagem   
Indicação   Bovinos, Equinos, Muares, Ovinos e Caprinos   
Resistência a seca   Baixa  
Resistência a frio   Alta  
Resistência a umidade   Baixa  
Resistência a cigarrinha   Alta  
Resistência a sombreamento   Baixa   
Acidez de solos   Tolerancia Baixa  
Producão de massa verde   100 ton/ha/ano   
Produção de matéria seca   14 a 24 ton/ha/ano   
Proteina bruta na matéria seca   15 a 20%  
Fixação de nitrogênio   120 a 330  kg/ha/ano    
Palatabilidade   Alta  
Digestibilidade   Alta  
Exigência de manejo   Alta  
Volume de chuvas/ano   Acima de 800mm   
Profundidade de Plantio   1,0 a 2,0 cm   
Taxa de Semeadura   20 a 25 kg/ha   

Em Construção

Faça sua cotação para: Alfafa
*Nome:
*E-mail:
 *Estado:
 *Cidade:
 Endereço
(rua, nº, complemento):
 Bairro:
 CEP:
 *Telefone 1:
 Telefone 2:
 Celular:
*Assunto:
*Mensagem:
Tremoço Branco, Mucuna Preta, Humidícola, Andropogon, Mombaça, Milho AL 34, Decumbens, Dictyoneura (Llanero), Feijão de Porco, Calopogônio, Nabo Forrageiro, Mucuna Cinza, Crotalária Juncea, Feijão Guandu, Mamona, Ruziziensis, Grama Pensacola, Crotalária Spectabilis, Aveia Preta, Piatã, Lab-Lab, Milho Verde, Ervilhaca, Girassol, Feijão Guandu Anão, Capim Gordura, Soja Perene, Aruana, Leucena, Milho AL Bandeirante, Alfafa, Estilosantes, Tanzânia, MG-4, Massai, Azevém, Milheto, Grama Batatais, Mucuna Anã, Puerária, MG-5, Brizantha, Sorgo, Milho AL 25,

Araçatuba - São Paulo - Brasil - Fone/Fax: +55 (18) 3622-0407
(18) 98142-9000 (WhatsApp)
©2017 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos