Gramíneas | MG-4

MG-4

Descrição:

O cultivar MG-4 é uma nova opção dentro do gênero Brachiaria brizantha, tendo maior adaptabilidade a solos ácidos e inférteis e apresenta maior resistência a cigarrinha das pastagens.
Gramínea de touceira vigorosa, o MG-4 com altura de 0,75 a 1,10 m apresenta rizomas horizontais curtos, duros e curvos, cobertos de escamas glabras de cor amarela ou arroxeados.
O MG-4 produz grande quantidade de raízes profundas de cor branca amarelada e de consistência branda. Os talos são vigorosos, eretos ou semi-eretos, com escassa ramificação e de cor verde intenso. Os nós são proeminentes, glabros, de cor verde ou amarela pálida e escasso enraizamento. As folhas são glabras, geralmente mais curtas que os entrenós, de cor verde intenso e de coloração arroxeada no extremo inferior.
O MG-4 se adapta a regiões tropicais, desde o nível do mar até 1800 m de altitude e com precipitação anual superior a 800 mm. O ecótipo de Brachiaria brizantha cv MG4 apresentou bom comportamento em solos ácidos e de baixa fertilidade, de textura arenosa ou argilosa. Tolera secas prolongadas, tem boa capacidade de rebrota. Não tolera solos encharcados e é suscetível a geadas. A Brachiaria MG-4 tem boa tolerância a cigarrinha das pastagens. Em observações preliminares, constataram-se maiores possibilidades de consorciação deste genótipo com leguminosas do que com outras Braquiárias, principalmente devido a seu hábito de crescimento ereto. O MG-4 tem maior palatabilidade do que outras braquiárias e apresenta valor nutritivo de moderado a bom.
Este genótipo foi observado em condições de pastoreio, em diferentes sistemas de manejo e com diferentes categorias animais. Em sistemas de cria e recria, utilizando a cultivar MG-4 nas diferentes épocas do ano, não se observaram quaisquer sintomas de intoxicação de animais, mesmo quando a pastagem foi utilizada por longos períodos com animais jovens ou vacas em gestação/lactação. O material é uma opção para a engorda de bois em solos de Cerrado.


Tabela de Propriedades

Ciclo vegetativo:Perene ;
Forma de crescimento:Touceira ;
Nivel de fertilidade do solo:Médio ;
Utilização:Pastejo Direto  ;
Indicação:Bovinos Leite/Corte, Ovinos, Caprinos ;
Resistência a seca:Média/Alta ;
Resistência a frio:Média ;
Resistência a umidade:Baixa ;
Resistência a cigarrinha:Média/Baixa ;
Resistência a sombreamento:Baixa ;
Acidez de solos:Tolerância Média ;
Producão de massa verde:40 ton/ha/ano ;
Produção de matéria seca:10 a 12 ton/ha/ano;
Proteina bruta na matéria seca: 9 a 11% da Matéria Seca ;
Palatabilidade:Média ;
Digestibilidade:Média ;
Exigência de manejo:Média ;
Volume de chuvas/ano:Acima de 800mm ;
Profundidade de plantio:de 1,0 a 2,0 cm ;
Taxa de Semeadura:10 a 15 kg/ha ;