Dicas do Agrônomo

MÉTODO SIMPLES DE PLANTIO DE GRAMA

FORMANDO UM GRAMADO NOVO (Semeadura sobre áreas descobertas)

1- Antes de semear, limpe a área completamente, removendo todo tipo de entulho, incluindo pedras, galhos e matos existentes. Se o solo estiver muito compactado, promova sua descompactação com uso de alguma ferramenta, como enxadão ou similar (se a área for grande use trator e grade).

2- Se sua área for muito infestada de mato, aplique sobre o terreno algum produto específico para matar as plantas daninhas existentes (Herbicida – Glifosato). Siga corretamente as instruções de uso do produto no que se refere à dosagem, carência e método de aplicação.

3- Faça uma cobertura fina sobre todo o terreno utilizando-se húmus de minhoca, terra vegetal peneirada ou algum condicionador de solo, se possível misturado com areia de granulometria média.

4- Nivele seu terreno com um rastelo ou um rolo de compactação de maneira que promova uma superfície lisa e uniforme para receber as sementes.

5- Molhe a área nivelada e observe por pontos de encharcamento para prevenir problemas futuros com a drenagem do local. Recomendamos que em locais mais encharcados se executasse a drenagem da área antes da semeadura.
6- Aplique Calcário Dolomítico a uma razão de 25,0 Kg por 100 metros quadrados. Faça uma adubação inicial com fertilizante de formulação 15-30-08 ou similar à base de 150 gramas por metro quadrado. Misture os insumos com a terra e nivele novamente.

7- Realize a semeadura da área utilizando-se um semeador ou manualmente, distribuindo uniformemente a semente sobre o terreno. Aplique as sementes de acordo com a tabela de medidas recomendadas, na proporção de 1,0 Kg de semente por 100 metros quadrados.

8- Após a semeadura aplique sobre todo o terreno uma cobertura fina com o mesmo composto usado na cobertura inicial, tomando-se muito cuidado para não soterrar as sementes (Profundidade de plantio 0,5 a 1,0 cm). Certifique-se de que o terreno esteja bem firme, a fim de assegurar que as sementes entrem em contato com o solo (Usar rolo compactador). Esta segunda cobertura serve para proteger as sementes de ataques de pássaros, vento e para manter o terreno úmido.

9- ÁGUA. É muito importante e crucial para o sucesso da semeadura. Molhe constantemente para manter o solo úmido, mas evite EXCESSOS para não formar poças ou encharcar a área. Molhe no mínimo 02 vezes ao dia com aspersores de jato fino durante o período de germinação: de 07 a 12 dias após a semeadura ou até as folhas começarem aparecer. Após esse período continue molhando uma ou duas vezes por dia, dependendo da temperatura, até o gramado estar formado. Em regiões muito secas, molhe o terreno o quanto for necessário para manter o solo úmido.

10- Depois de 02 semanas, procure por espaços ainda abertos e semeie novamente (Replantio), repetindo o processo.

11- Em 04 a 06 semanas comece adubar a área com um fertilizante de formulação 20-05-20 ou similar.

12- Entre 03 a 04 semanas execute o primeiro corte regularmente mantendo o gramado na altura desejada, evitando cortes muito rasteiros.

• 28/05/2010 - Planos da China de investir no cerrado nordestino começam a virar realidade

• 28/05/2010 - Os caminhos jurídicos que o produtor deve fazer para reaver o Funrural

• 28/05/2010 - Previsão de La Niña deixa a agricultura preocupada

• 06/11/2009 - Preparo do Solo

• 06/11/2009 - Condições de Plantio

• 06/11/2009 - Método Simples de Plantio de Grama

« Anterior [1] | Próximo »
Dictyoneura (Llanero), Grama Pensacola, Aveia Preta, Lab-Lab, Nabo Forrageiro, MG-5, Ervilhaca, Tremoço Branco, Mucuna Preta, Puerária, Massai, Brizantha, MG-4, Capim Gordura, Girassol, Piatã, Milho Verde, Milho AL 34, Mamona, Feijão Guandu Anão, Alfafa, Mombaça, Milho AL 25, Andropogon, Humidícola, Soja Perene, Tanzânia, Leucena, Mucuna Cinza, Calopogônio, Mucuna Anã, Aruana, Milheto, Feijão de Porco, Azevém, Crotalária Juncea, Milho AL Bandeirante, Ruziziensis, Feijão Guandu, Grama Batatais, Decumbens, Crotalária Spectabilis, Estilosantes, Sorgo,

Araçatuba - São Paulo - Brasil
(18) 98142-9000 (WhatsApp)
©2018 - Todos os direitos reservados à Semeata Sementes LTDA - Cobra Desenvolvimentos